Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Whole-body vibration training protocols in obese individuals: a systematic review / Protocolos de treinamento de vibração de corpo inteiro em obesos: uma revisão sistemática / Protocolos de entrenamiento de vibración de cuerpo entero en obesos: una revisión sistemática

Melo, Fábio Antônio Tenório de; Melo, Gislane Ferreira de; Albuquerque Neto, Severino Leão de; Silva, Rogério Wagner da; França, Nanci Maria de; Silva, Amanda Alves da; Ferreira, Carlos Ernesto Santos.
Rev. bras. med. esporte ; 25(6): 527-533, Nov.-Dec. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1042362
RESUMO A obesidade é uma doença crônica degenerativa. Os aparelhos de vibração de corpo inteiro (VCI) permitem o controle da intensidade dos exercícios através das suas variáveis frequência, amplitude e tempo de vibração, possibilitando intervenções nessas populações. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sobre as aplicações, protocolos e resultados dos aparelhos de VCI em indivíduos obesos. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura utilizando os descritores e termos verificados no DeCS (LILACS e SCIELO) e no MeSH (PubMED). Dos 13 estudos selecionados, sete utilizaram o delineamento metodológico do tipo experimental e seis do tipo quase-experimental. Onze estudos analisaram as respostas crônicas e dois as respostas agudas ao treinamento com VCI. Os valores de frequência variaram entre 30 e 35 Hz, a amplitude, em torno de 2 mm, e, em relação à intensidade, a maioria dos protocolos de treinamento utilizara o aumento gradativo da VCI ao longo da intervenção. Oito estudos adicionaram exercícios dinâmicos e cargas extras à VCI. O tempo médio de exposição total à VCI variou em torno de 20' distribuídos em 1 ou 2 séries, com tempos de 30" a 60" de vibração pelo mesmo tempo de descanso. A frequência média das intervenções foi em torno de 2 a 3 vezes por semana, com tempo médio de 10 meses de intervenção. Entre os principais resultados destacam-se redução do peso corporal e melhoria nas variáveis fisiológicas da absorção de oxigênio, da densidade mineral óssea e do perfil arterial, indicando que a VCI pode ser uma ferramenta segura no combate à obesidade e suas implicações. Nível de Evidência II. Revisão Sistemática de Estudos de Nível II.
Biblioteca responsável: BR1.1