Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Non-verbal nurse-parturient communication in labor in Portuguese-speaking countries / Comunicação não verbal enfermeiro-parturiente no trabalho de parto em países lusófonos / Comunicación no verbal entre enfermero y parturienta en trabajo de parto en países lusohablantes

Beserra, Gilmara de Lucena; Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Almeida, Paulo César de; Anjos, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 27: e3193, 2019. tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1043088

Objetivo:

analisar a comunicação não verbal entre enfermeiro e parturiente durante a fase ativa do trabalho de parto em dois países lusófonos.

Método:

estudo quantitativo analítico, cuja amostra foi composta por 709 interações que utilizaram a comunicação não verbal dos enfermeiros e parturientes. As variáveis analisadas foram distância; postura; eixo; contato; gestos emblemáticos; gestos ilustradores e gestos reguladores. Para a análise dos dados, utilizaram-se os testes de Qui-Quadrado e Razão de Verossimilhança.

Resultados:

a distância íntima entre enfermeiro e parturiente nos dois países (p=0,005) prevaleceu. Em ambos, o toque foi a forma de contato (p<0,0001) mais usada. Nos dois países, as parturientes permaneceram deitadas (p<0,0001). Em relação ao contato estabelecido (p<0,0001), as parturientes não usaram contato. O eixo face a face predominou nas interações em ambos os países entre enfermeiro-parturiente (p<0,0001) e parturiente-enfermeiro (p<0,0001).

Conclusão:

perceberam-se semelhanças nos aspectos de comunicação não verbal entre enfermeiros e parturientes nos dois países. No entanto, observam-se diferenças como o contato estabelecido entre os enfermeiros brasileiros e cabo-verdianos à parturiente.
Biblioteca responsável: BR1.1