Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Maternal role during child's hospitalization in the neonatal intensive therapy unit / El rol de la madre durante la internación de su hijo en la unidad neonatal de cuidados intensivos / Papel materno durante a hospitalização do filho na unidade de terapia intensiva neonatal

Santos, Aliniana da Silva; Rodrigues, Lidiane do Nascimento; Santos, Maria Solange Nogueira dos; Sousa, George Jó Bezerra; Viana, Maria Corina Amaral; Chaves, Edna Maria Camelo.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180394, 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1043462
RESUMO

Objetivo:

identificar a experiência da maternidade no período da hospitalização do recém-nascido em uma unidade de terapia intensiva neonatal.

Método:

pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, com aporte da Teoria da Consecução do Papel Materno. Foi Realizada entrevista semiestruturada no mês de junho de 2018 com 23 mães de recém-nascidos em uma unidade de terapia neonatal de um hospital público de ensino do Estado do Ceará (Brasil). O método para análise dos dados foi a Classificação Hierárquica Descendente a partir do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires.

Resultados:

com as codificações e a análise do material empírico, identificou-se que as mães apresentaram sentimentos negativos, como medo, tristeza e angústia. Os sentimentos consolidados se embasaram em vivências enfrentadas por essas mulheres, dificultando o exercício do papel materno na unidade de terapia intensiva neonatal.

Conclusão:

os dados desta pesquisa sinalizaram para a falta do protagonismo materno considerado importante pela teoria utilizada, para que vínculo entre mãe e filho seja estabelecido na unidade de terapia intensiva neonatal.
Biblioteca responsável: BR17.1