Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Translation and cultural adaptation of death attitude profile revised (DAP-R) for use in Brazil / Traducción y adaptación cultural de death attitude profile revised (DAP-R) para uso en Brasil / Tradução e adaptação cultural do death attitude profile revised (DAP-R) para uso no Brasil

Machado, Raylane da Silva; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Fernandes, Márcia Astrês; Gouveia, Márcia Teles de Oliveira; Silva, Grazielle Roberta Freitas da.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180238, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1043467
RESUMO

Objetivos:

realizar a tradução, adaptação cultural e validação de conteúdo do Death Attitude Profile Revised ao contexto brasileiro.

Método:

estudo metodológico que compreendeu as etapas de tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, comitê de especialistas e pré-teste realizado com 40 estudantes de enfermagem. O processo de adaptação cultural, precedeu a validação de conteúdo, que foi realizada com três juízes especialistas.

Resultados:

a versão brasileira do Death Attitude Profile Revised manteve as equivalências semânticas, idiomáticas, conceituais e experienciais em relação à versão original. O coeficiente de validade de conteúdo final da escala atingiu valores de 0,85 para clareza de linguagem e relevância teórica e de 0,86 para pertinência prática. Em relação às dimensões teóricas foi obtido um Kappa médio entre avaliadores substancial (0,709). Na análise dos dados sobre consistência interna, realizada por meio do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach, apresentou-se uma confiabilidade considerada alta (α = 0,892).

Conclusão:

é de suma importância ter um instrumento adaptado à realidade brasileira que permita fazer a mensuração das atitudes frente à morte tanto do ponto de vista positivo quanto negativo, pois, por meio da identificação dessas atitudes, intervenções e treinamentos são planejados para melhoria do processo de cuidar em enfermagem. Assim, o processo de adaptação cultural resultou em uma versão adaptada confiável e com conteúdo válido. Entretanto, é necessário testar as propriedades psicométricas antes da utilização na prática assistencial e na pesquisa.
Biblioteca responsável: BR17.1