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Development and validation of a smartphone educational game regarding healthy lifestyle habits for adolescents / Desarrollo y validación de un juego educativo smartphone sobre estilo de vida saludable para adolescentes / Elaboração e validação de jogo educativo para smartphone sobre hábitos de vida saudáveis para adolescentes

Moura, Thais Norberta Bezerra de; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Sousa, Alcilene Dalília de; Santos Neto, Antonino Calisto dos; Sousa, Renan Xavier e; Lima, Luisa Helena de Oliveira.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180252, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1043470
RESUMO Objetivo: elaborar e validar conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre hábitos de vida saudáveis para adolescentes. Método: estudo metodológico realizado em 2016, Picos (Brasil). Para a elaboração da versão inicial do jogo, realizou-se um levantamento de informações científicas e escolha do conteúdo que se desejava ensinar. Ao final, o jogo dividiu-se em: tela inicial e os cenários da sala, da cozinha e da praça, onde foi inserido o cenário de esporte. Para validação do instrumento, selecionaram-se 15 especialistas, que avaliaram o conteúdo, didática e aparência do jogo e dez adolescentes, que avaliaram aparência e usabilidade. Além disso, utilizou-se um questionário para os especialistas e outro para os adolescentes; Índice de Validação de Conteúdo para validação do jogo, considerou-se validado o instrumento e os itens que obtiveram índice ≥ 0,78. Resultados: o cenário da sala possuía acesso à cozinha e à praça. O cenário do esporte foi pensado para a prática de atividade física e compra de alimentos, que seriam consumidos no cenário da cozinha. Para os especialistas, o jogo teve Índice de Validação de Conteúdo 0,88 para o item "objetivos"; 0,87 para "estrutura e apresentação"; e 0,99 para "relevância", atingindo Índice de Validação de Conteúdo global de 0,89. Para os adolescentes, o item "aparência" atingiu o índice 0,97 e para os demais itens, 1,0 e índice global de 0,99. Conclusão: validou-se o jogo quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser validado clinicamente junto aos adolescentes como incentivo na adoção de comportamentos protetores à sua saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1