Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse ocupacional na mídia impressa: uma perspectiva de Christophe Dejours / Occupational stress in the printed media: a Christophe Dejours perspective / Estrés ocupacional en los medios impresos: una perspectiva de Christophe Dejours

Garcia, Átala Lotti; Emerich, Tatiana Breder; Salaroli, Luciane Bresciani; Cavaca, Aline Guio; Santos Neto, Edson Theodoro dos.
Trab. educ. saúde ; 18(1): e0023570, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1043492
Resumo. O estresse no trabalho afeta os aspectos psicológicos, físicos e sociais do trabalhador, bem como a eficácia das organizações produtivas. O objetivo deste estudo foi compreender o estresse ocupacional na mídia jornalística sob a ótica da organização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa conduzida por análise de conteúdo de Bardin, com base nas categorias analíticas previamente definidas pela Organização Mundial da Saúde, no relatório "Work Organization & Stress", sob a perspectiva do referencial teórico de Christophe Dejours. Foram classificadas 727 notícias que tinham como palavra-chave 'estresse', sendo 130 notícias específicas do tema estresse no trabalho. Dentre estas notícias, foram classificadas as categorias "Conteúdo dos Riscos do Estresse" (47) e "Contexto dos Riscos do Estresse" (59), ambas com suas subcategorias. Constatou-se que a mídia quase não tem funcionado como porta-voz dos trabalhadores a fim de cumprir seu papel social, sem estimulá-los como sujeitos sociais. Propõe-se que a mídia jornalística estimule ações que impulsionem o protagonismo dos trabalhadores, baseado na visibilidade das legislações vigentes, e aponte caminhos mais diretos para que os trabalhadores possam lutar pela garantia de direitos à saúde no combate ao estresse, com perspectiva crítica do entendimento sobre organização do trabalho e suas potencialidades na promoção da saúde.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3