Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome de Burnout em residentes multiprofissionais em saúde / Burnout syndrome in multi-professional healthcare residents / Síndrome de Burnout en residentes multiprofesionales en salud

Silva, Douglas de Souza e; Merces, Magno Conceição das; Souza, Marcio Costa de; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Lago, Sueli Bonfim; Beltrame, Mônica.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e43737, jan.-dez. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1045979

Objetivo:

estimar a prevalência da Síndrome de Burnout e identificar o perfil sociodemográfico, laboral, estilo de vida e saúde de residentes multiprofissionais de saúde de uma Universidade pública da Bahia, Brasil.

Metodologia:

estudo transversal, descritivo, realizado com 63 residentes. Utilizou-se o Maslach Burnout Inventory e um questionário contendo questões sociodemográficas, laborais, estilo de vida e saúde.

Resultados:

ao analisar as dimensões da síndrome, 82,5% apresentaram nível alto de exaustão emocional; 55,5% nível moderado de despersonalização e 88,8% nível alto de reduzida realização profissional. Destaca-se a maior ocorrência do Burnout em enfermeiros (50%), profissionais atuantes no âmbito hospitalar (71,4%) e em recém-formados (média 2,1 anos). 60,3% dos residentes consideraram não ter uma alimentação saudável e 29,5% apresentaram excesso de peso.

Conclusão:

os resultados apontam uma prevalência significativa de síndrome de burnout, sendo encontradas altas alterações nas três dimensões da síndrome em 22,2% dos residentes.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1