Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores sociodemográficos e clínicos dos pacientes que tiveram perda do enxerto renal / Sociodemographic and clinical factors of patients who have lost kidney grafting

Santos, Monize Caroline dos; Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça; Berolin, Daniela Comelis; Cesarino, Claudia Bernardi; Fernandes, Camila Harumi Ishigooka; Mazer, Livia Emilia.
Arch. Health Sci. (Online) ; 24(4): 3-7, 22/12/2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1046662

Introdução:

O transplante renal é uma terapia renal substitu-tiva que proporciona resultados mais expressivos na qualidade de vida do paciente dialítico. A sobrevida do enxerto depende do tipo de doador (falecido ou vivo), se houve complicações no pós-operatório e se adquiriu infecções (trato urinário, do trato respiratório, das sondas e da ferida operatória). Objeti-vos Caracterizar os fatores sociodemográficos e clínicos dos transplantados renais que tiveram perda do enxerto renal; cor-relacionar a causa da perda do enxerto com o tempo e a idade do transplantado renal. Material e

Métodos:

estudo retrospec-tivo, descritivo, de natureza quantitativa realizado na unidade de transplante renal de um hospital do interior paulista, com 63 pacientes transplantados renais que tiveram a perda do enxerto, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2015. Resulta-dos Entre os 63 pacientes, a média de idade foi de 42,4±12,4 anos, sexo masculino (60,3%), casados (57,1%) e escolaridade entre 05 e 08 anos de estudo (54%). O serviço mais utilizado foi o Sistema Único de Saúde (74,6%). A doença de base foi a Hipertensão Arterial (85,7%). A duração do transplante variou de zero dia a 53,8 meses, média de 10,9 meses. Analisando a idade e a causa da perda do enxerto, nos menores de 60 anos prevaleceu a glomerulonefrite. Ao se comparar a causa da per-da do enxerto, em pacientes submetidos ao transplante renal, verificou-se que houve correlação com a idade(coeficiente = 0,30; p = 0,01).

Conclusão:

Os resultados possibilitaram ca-racterizar que os transplantados renais que tiveram perda do enxerto no período do estudo eram homens, de idade produti-va, casados, com baixa escolaridade, usuários do sistema único de saúde e com doença de base hipertensão arterial. Verificou-se que houve correlação da causa da perda do enxerto com a idade do transplantado.
Biblioteca responsável: BR13.3