Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanização no processo de informações prestadas aos acompanhantes dos pacientes cirúrgicos / Humanization in the process of information provided to the companions of surgical patients

Caverzan, Thamiris Cristina Rossi; Calil, Angela Gagliardo; Araújo, Célia Souza de; Ruiz, Priscila Buck de Oliveira.
Arch. Health Sci. (Online) ; 24(4): 37-41, 22/12/2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1046758

Introdução:

O foco da humanização no centro cirúrgico, não é limitado somente ao atendimento do paciente, além disso, existe a preocupação com a satisfação dos familiares, que possuem um importante papel para a recuperação do paciente. As orientações relatadas ao paciente ou acompanhante são de suma importância, permitindo encarar a situação com maior tranquilidade.

Objetivo:

Investigar as informações prestadas aos acompanhantes dos pacientes cirúrgicos. Casuística e

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal e analítica com abordagem quantitativa, realizada no período de Julho a Setembro de 2016. Foram sujeitos do estudo, os acompanhantes dos pacientes cirúrgicos de um hospital de ensino do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada, após aprovação do Comitê de Ética (parecer nº 1.649.954), e elaboração de instrumento composto por caracterização sociodemográfica e informações relacionadas aos pacientes.

Resultados:

Participaram da pesquisa, 100 acompanhantes que aguardavam por informações dos procedimentos cirúrgicos de seus familiares. Destes, 82% eram do sexo feminino. Houve destaque com relação à idade, a faixa etária estava entre 31 a 40 anos (n=26; 26%), escolaridade nível médio (n=43; 43%) e esposas (n=37; 37%). Os acompanhantes relataram que receberam informações e esclarecimento de dúvidas (n=48; 48%), entenderam as informações no painel informativo (n=90; 90%), acompanharam os acontecimentos com os pacientes (n=83; 83%), não receberam informações verbais (n=52; 52%) e entenderam as informações dos profissionais (n=48; 48%). Dos acompanhantes pesquisados, 52 (52%) relataram não ter recebido nenhuma informação.

Conclusão:

A humanização deve ser entendida pelos profissionais da saúde como um dever, ou seja, é um legado para prestar cuidado às pessoas. Portanto, a partir de sua interação com pacientes e seus familiares podem lhes minimizar angústia, medo, ansiedade e insegurança. As informações fornecidas pelos profissionais do Centro Cirúrgico devem ser esclarecedoras e consistentes, para transmitir conforto e serenidade aos acompanhantes dos pacientes na sala de espera.
Biblioteca responsável: BR13.3