Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tipo de vida sexual, autoeficacia y actitud sobre las conductas sexuales de riesgo / Tipo de vida sexual, autoeficácia e atitude sobre os comportamentos sexuais de risco / Kind of sexual life, self-efficacy and attitude about risky sexual behaviors

Rodriguez, Gloria Maricela Guerra; Vazquez, Hector Manuel Gil; Ornelas, Octavio Augusto Olivares; Rangel, Amado Adolfo Cepeda; Duque, Joselyn Hernández; Guerrero, Ashely Stefania Martinez.
J. Health NPEPS ; 4(2): 104-117, jul.-dez. 2019.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-1047607

Objetivo:

identificar o tipo de vida sexual, a autoeficácia e atitude que têm os adolescentes sobre comportamentos sexuais de risco.

Método:

estudo descritivo e transversal, com população de 225 estudantes matriculados no Cetís 130 da cidade de Valle Hermoso, Tamaulipas, durante o período escolar de agosto de 2018. Aplicou-se um questionário de dados pessoais, a escala de autoeficácia para a AIDS e uma escala que mede a atitude em relação ao uso do preservativo e planejamento sexual.

Resultados:

a idade de início da vida sexual foi de 16 anos, em relação ao número de pessoas com as quais os adolescentes tiveram relações sexuais, a média foi de 1,96 (DP= 1,67). Por outro lado, os adolescentes estavam seguros em manter relações sexuais com uma parceira por toda a vida, com uma média de 3,57 (DP= 1,41), enquanto as condutas sexuais de risco mencionam não estarem de acordo em arriscar-se a contrair enfermidade, a não ter relações sexuais, com 47 (DP= 1,18).

Conclusão:

os adolescentes reconhecem as condutas sexuais de risco, mas se apresentam como uma população vulnerável, devido ao início precoce de sua vida sexual.
Biblioteca responsável: BR1972.9