Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiologia da sífilis congênita e materna em um hospital público do município de Carapicuíba ­ SP / Epidemiology of congenital and maternal syphilis in a public hospital in Carapicuíba ­ SP / Epidemiología de la sífilis congénita y materna en un hospital público en Carapicuíba ­ SP

Moreira, Deise.
J. Health NPEPS ; 4(2): 200-214, jul.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-1047621

Objetivo:

avaliar o perfil epidemiológico das mães e recém-nascidos com sífilis congênita no setor de neonatologia de um hospital público.

Método:

trata-se de um estudo descritivo e quantitativo realizado em um hospital da periferia de Carapicuíba ­ SP, incluindo as gestantes e bebês com sífilis congênita atendidos no período de janeiro a dezembro de 2017, que foram avaliados por meio da observação de dados disponíveis no sistema informatizado do hospital.

Resultados:

o tratamento de escolha para a maioria dos casos foi a penicilina cristalina, considerada a estratégia mais comum para remissão da referida condição clínica. A amostra foi constituída em sua maioria por mulheres jovens, pardas e de baixa escolaridade, que haviam realizado os exames pré-natais, mas sem tratamento concomitante do parceiro. Grande parte dos recém nascidos apresentaram resultados positivos quando realizado sorologia para sifilis, embora poucos tenham exibido alterações liquóricas ou outras complicações.

Conclusão:

este trabalho chama a atenção para a necessidade de criação de campanhas que visem fornecer informações às mães sobre a importância da prevenção da sífilis materna, o que resultaria, por sua vez, em uma possível redução do número de casos de sífilis congênita, bem como de suas consequências.
Biblioteca responsável: BR1972.9