Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de morbimortalidade da unidade de terapia intensiva de um hospital universitário / Profile of morbimortality of the intensive care unit of a university hospital / Perfil de morbimortalidad de la unidad de terapia intensiva de un hospital universitário

Cruz, Yasmin Viegas; Cardoso, Joana Darc Chaves; Cunha, Carla Rafaela Teixeira; Vechia, Akeisa Dieli Ribeiro Dalla.
J. Health NPEPS ; 4(2): 230-239, jul.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-1047625

Objetivo:

analisar o perfil de morbimortalidade da unidade de terapia intensiva de um hospital universitário.

Método:

trata-se de estudo quantitativo e documental, com informações obtidas por meio de prontuários de 86 pacientes internados neste setor hospitalar. Os dados foram coletados a partir de um formulário e organizados em planilhas do programa Microsoft Excel 2013. A análise foi descritiva no formato de tabelas e gráficos, estratificadas por sexo, com frequência absoluta e relativa e as variáveis contínuas em médias.

Resultados:

identificou-se que a maioria dos usuários internados era mulher, com faixa etária de 39 a 59 anos, casada ou residia com o cônjuge e apresentava doença crônica. As principais causas de internação foram por complicações do pós-operatório, choque séptico e insuficiência respiratória. Mulheres e homens tiveram como causas de mortes mais frequentes pneumonia, disfunção de múltiplos órgãos e choque séptico.

Conclusão:

o conhecimento do perfil de morbimortalidade dos usuários internados é fundamental para o planejamento e melhoria do cuidado, uma vez que reflete as necessidades e demandas da clientela.
Biblioteca responsável: BR1972.9