Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfação profissional e ambiente de trabalho da equipe de enfermagem em unidades de terapia intensiva / Professional satisfaction and work environment of the nursing team in intensive care units / Satisfacción profesional y ambiente laboral del equipo de enfermería en unidades de terapia intensiva

Paulino, Gabriela Machado Ezaias; Matta, Alessandra Cristina Gobbi; Camillo, Nadia Raquel Suzini; Simões, Ana Carolina; Nishiyama, Juliana Aparecida Peixoto; Oliveira, João Lucas Campos de; Matsuda, Laura Misue.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1271, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1047850

OBJETIVO:

verificar a associação do ambiente de trabalho e da satisfação profissional de trabalhadores de Enfermagem pelo tipo de unidade de terapia intensiva, adulto e infantil.

MÉTODO:

estudo transversal e analítico. Foi realizado com profissionais de Enfermagem (n=226) de unidades de terapia intensiva de três hospitais (H1, H2 e H3) gerais do Paraná, Brasil. Para mensuração da satisfação profissional, utilizou-se a versão brasileira validada do Index of Work Satisfaction e, para extrair a percepção da equipe de Enfermagem sobre o ambiente de trabalho, utilizou-se a versão brasileira validada do Nursing Work Index-Revised. Após os dados tabulados procedeu-se à análise estatística descritiva e inferencial.

RESULTADOS:

de forma geral, as equipes de todos os hospitais e unidades referiam boa satisfação e percepção sobre ambiente de trabalho. As diferenças estatisticamente significativas a respeito da satisfação profissional foram as seguintes domínio remuneração pior na UTI infantil em H2 (p-valor=0,035); e domínio interação e interação enfermeiro-médico com médias superiores (piores) na UTI adulto em H3 (p-valor=0,036 e 0,011, respectivamente). Acerca do ambiente de trabalho, houve média superior (pior ambiente) na UTI adulto em H3 para o domínio relação médico-enfermeiro (p-valor=0,023). Não houve significância estatística na comparação dos escores sobre o ambiente de trabalho para as demais instituições.

CONCLUSÃO:

as equipes estavam satisfeitas com o trabalho e avaliaram positivamente o seu ambiente de prática. Contudo, algumas diferenças pontuais entre as UTIs adulto e infantil podem ser consideradas para estratégias gerenciais mais assertivas, principalmente sobre aspectos relacionais na UTI adulto do hospital público.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2