Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de cánula nasal de alto flujo en falla respiratoria en adultos / Use of high flow nasal cannula in respiratory failure in adults / Uso de cânula nasal de alto fluxo na insuficiência respiratória em adultos

Valero Ortiz, Adriana; Umbacía Salas, Flor Angela; Palencia Mojica, Clara Lizeth; Suárez Saavedra, Magda Tixiana; Silva Rodriguez, Laura Jimena.
Rev. Investig. Salud. Univ. Boyacá ; 6(1): 170-187, 2019. fig
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1047884
Introdução A oxigenoterapia oferece um grande número de benefícios para os pacientes com doenças cardiorrespiratórias, melhora processos fundamentais como ventilação, oxigenação e perfusão clíni-ca.O objetivo desta revisão foi analisar as evidências da literatura relacionadas à utilidade e uso da cânula nasal de alto fluxo, em pacientes adultos em terapia intensiva, com insuficiência respiratória. Materiais e métodos. Foi realizada uma revisão bibliográfica de 100 artigos publicados nas bases de dados Science Direct, Scopus, Ovid, Medline, Proquest e Cochrane, durante um período de tempo entre 2011 e 2017. Foram selecionados 50 artigos originais e excluídos 50 estudos correspondentes a revisões, estudo de caso e uso da cânula nasal em outros serviços diferentes à unidade de terapia intensiva para adultos.Resultados A cânula nasal de alto fluxo foi utilizada em maior medida para o tratamento terapêutico na insuficiência hipoxêmica leve a moderada, na insuficiência hipercápnica e nos processos de pré-in-tubação e pós-extubação mostraram melhora nos parâmetros clínicos e gasométricos e conforto do paciente. Além disso, tornou-se uma alternativa terapêutica com efeitos positivos nos processos fisiológicos.Conclusões O uso da cânula nasal de alto fluxo tem demonstrado benefícios na evolução clínica dos pacientes, graças aos efeitos terapêuticos que gera os processos como oxigenação e ventilação, em comparação com outros sistemas convencionais de oxigenação; no entanto, é necessário aumentar os estudos que validam os benefícios desse dispositivo, principalmente em pacientes com insuficiência respiratória hipercápnica.
Biblioteca responsável: CO218.1