Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As redes de conhecimentos do agente comunitário de saúde / The knowledge network of community health agents / Las redes de conocimientos del agente comunitario de salud

Riquinho, Deise Lisboa; Santos, Vilma Constancia Fioravante dos; Broch, Daiane; Ramos, Deise Taurino; Silveira, Maicon Rodrigues.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 46-53, jan.-dez. 2020. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1047980

Objetivo:

analisar as redes de conhecimentos construídas nas experiências de vida e no trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) nas ações de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família de uma Gerência Distrital de Porto Alegre-RS.

Método:

pesquisa desenvolvida com 25 ACS, no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2016, com realização de grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu por meio da categorização temática.

Resultados:

a primeira categoria envolveu a rede de conhecimento formal curso introdutório, treinamentos ou nenhuma das opções anteriores; (in)capacitações; e reunião de equipe. E a segunda englobou redes de conhecimento informal experiência de vida; e colegas e a leitura.

Conclusões:

as redes de conhecimento formal e informal complementam-se e potencializam o significado do cuidado em saúde por meio do encontro do conhecimento científico e do saber oriundo das vivências e observações do cotidiano de vida e trabalho
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1