Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlação entre marcadores de vulnerabilidade social frente ao uso do preservativo por trabalhadoras sexuais / Co-relationship between social vulnerability markers and the use of condoms by sex workers

Couto, Pablo Luiz Santos; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Brito, Ozeli Oliveira; Nogueira, Virgínia Paiva Figueiredo; Porcino, Carle; Vilela, Alba Benemérita Alves.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 12(3): 591-599, set/dez 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1048064
Objetivou-se analisar a correlação entre os marcadores de vulnerabilidade social com o uso do preservativo entre trabalhadoras sexuais. Estudo quantitativo, inferencial e de corte transversal realizado com 138 mulheres no sertão produtivo da Bahia, em abril de 2017. Foi utilizado o software SPSS, versão 22.0, para a realização dos testes estatísticos r de correlação, p de Pearson e Teste-t student; adotou-se o nível de significância de 5%. O teste r apontou correlação do uso de preservativo entre as mulheres com idade, cor autodeclarada e o tempo de serviço. No teste p de Pearson, a idade relacionada ao uso do preservativo, o resultado foi negativo, o Teste-t resultou em duas amostras r e p com variâncias equivalentes. As três correlações estabelecidas entre os marcadores de vulnerabilidade social e o uso de preservativo pelas trabalhadoras sexuais são significantes; ressalta-se que o nível de escolaridade não influenciou na adesão ao uso do preservativo.
Biblioteca responsável: BR313.1