Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lutas simbólicas para implantação da primeira turma de enfermagem da universidade estadual do Piauí em Teresina - 2002 a 2012 / Symbolic struggles to implement the first nursing class of universidade estadual do Piauí in Teresina - 2002 to 2012 / Luchas simbólicas para implementar la primera clase de enfermería de la Universidad del Estado de Piauí en Teresina ­ 2002 a 2012

Silva, Francisca Aline Amaral da; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1248, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1048084

OBJETIVOS:

descrever a criação do curso de Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Piauí e analisar as lutas simbólicas de discentes e docentes para sua implantação.

MÉTODO:

trata-se de pesquisa sócio-histórica, com base no pensamento de Pierre Bourdieu. A produção dos dados foi guiada pela história oral temática e ocorreu por meio de entrevistas com cinco participantes e análise documental.

RESULTADOS:

tem-se que para a criação e implantação do curso de Enfermagem foram desenvolvidas lutas simbólicas de seus agentes sociais, porque inicialmente ocorreu resistência dos coordenadores e alunos anteriormente alocados nesse espaço.

CONCLUSÃO:

as coordenadoras e discentes da Enfermagem buscaram alianças com instâncias superiores na hierarquia da instituição e conquistaram a inserção do curso de Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde. Como resultado, obtiveram ganhos simbólicos e reconhecimento dos seus pares.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2