Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação entre perfil profissional de enfermeiros intensivistas e cuidados omissos na terapia por hemodiálise / Relationship between professional profile of intensive care nurses and missed care in hemodialysis therapy / Relación entre perfil profesional de enfermeros de cuidados intensivos y omisión de cuidados en la terapia de hemodialisis

Melo, Geórgia Alcântara Alencar; Silva, Renan Alves; Aguiar, Letícia Lima; Medina, Luis Angel Cendejas; Oliveira, Caio Victor Fernandes; Melo, Diogo Gomes; Caetano, Joselany Áfio.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1265, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1048155

OBJETIVO:

verificar a relação entre perfil profissional de enfermeiros intensivistas e os cuidados omissos na terapia por hemodiálise.

MÉTODO:

estudo observacional realizado entre junho e setembro de 2016 em unidades de terapia intensiva de dois hospitais. A amostra foi composta de 30 enfermeiros. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento com dados do perfil profissional dos enfermeiros e checklist com atividades da intervenção "terapia por hemodiálise", propostos pela Nursing Interventions Classification, construído para a pesquisa. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e, para correlação, qui-quadrado e exato de Fisher.

RESULTADOS:

os itens com mais cuidados omissos foram checar equipamento, soluções e circuito extracorpóreo (90%); revisar bioquímica do sangue (83,3%); checar monitores do sistema (83,3%); e instituir protocolos para hipotensão (83,3%). E os fatores profissionais que mais obtiveram relação com os cuidados omissos foram a capacitação em Nefrologia (80%), tipo de vínculo empregatício (73,33%) e especialização em terapia intensiva (66,66%).

CONCLUSÕES:

constatou-se que as avaliações aqui produzidas devem subsidiar a reflexão das práticas assistências e gerenciais de enfermeiros intensivistas na busca de melhor qualidade e segurança para o cuidado ao paciente com insuficiência renal aguda em unidades de terapia intensiva. Observou-se, ainda, que os resultados apurados estão atrelados diretamente para a melhoria da adequação pessoal e de recursos físicos e humanos.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2