Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência ao parto em um hospital da baixada litorânea do Rio de Janeiro: desafios para um parto respeitoso / Childbirth care in a Rio de Janeiro coastal lowlands hospital: challenges for respectful birth / Asistencia al parto en un hospital de una región específica del Rio de Janeiro: desafíos para un parto respetuoso

Sales, Julianne de Lima; Quitete, Jane Baptista; Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira; Martins, Marcilene Andrade Ribeiro.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 107-113, jan.-dez. 2020. ilus, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1048279

Objetivo:

analisar a assistência ao parto das mulheres assistidas em um hospital público da baixada litorânea do Rio de Janeiro.

Método:

trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, de delineamento transversal, que utilizou a técnica documental retrospectiva. Os dados da pesquisa são relativos aos partos que ocorrem na instituição durante o período de janeiro a junho de 2015.

Resultados:

dos 796 partos, 352 (44,22%) ocorreram por via vaginal e 444 (55,77%) por via abdominal. Constatou-se que as primíparas e as mulheres com mais de 35 anos foram submetidas com maior frequência a cesárea. Das 352 parturientes que tiveram parto vaginal, 164 (46,59%) tiveram a episiotomia realizada.

Conclusão:

a instituição apresenta alto índice de partos cirúrgicos e realização de intervenções obstétricas, tais como a episiotomia, sendo realizada de forma rotineira e sem indicação adequada. A assistência encontra-se desumanizada e em desacordo com as atuais recomendações e evidências científicas
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1