Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Esperança de vida e depressão: pessoas vivendo com HIV/Aids / Hope for life and depression: people living with hiv/aids / Esperanza de vida y depresión: personas viviendo con VIH/Sida

Leite, Maria Amanda Pereira; Patrício, Anna Cláudia Freire de Araújo; Silva, Ingrid Bergman do Nascimento; Santos, Thayná Dias Dos; Ferreira, Milenna Azevedo Minhaqui; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 123-128, jan.-dez. 2020. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1048296

Objetivo:

analisar a esperança de vida e a depressão em pessoas vivendo com HIV/Aids.

Método:

trata­se de uma pesquisa descritiva, quantitativa realizada com 17 pessoas com HIV/Aids que recebem atendimento em um Hospital de Referência para Doenças Infectocontagiosas no município de João Pessoa/PB, Brasil. Para coleta de dados utilizou-se uma Escala de Esperança de Vida e a Escala de Depressão HAM-D.

Resultados:

quanto ao tipo de exposição que levou ao diagnóstico de HIV/Aids 88,2%(15) revelaram o sexo desprotegido, o estado civil de maior prevalência foi o solteiro 58,8%(10). Os dados referentes a esperança de vida apresentaram escore médio 38,47±7,45, mediana 39, máximo 48 e mínimo 27.

Conclusão:

a fé e a esperança têm importantes valores, contribuindo na capacidade de lidar com situações difíceis e na manutenção da qualidade de vida, sendo facilitadoras das consequências psicossociais acerratadas por essa condição
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1