Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Advocacia para a promoção da saúde: sentidos e abordagens na formação do enfermeiro / Advocacy for health promotion: meanings and approaches in the training of nurses / Abogacía en promoción de la salud: sentidos y enfoques en la formación en enfermería

Gandra, Elen Cristiane; Silva, Kênia Lara.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1247, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1049062

Objetivos:

analisar entre docentes e discentes a compreensão sobre advocacia em saúde, assim como a abordagem do tema na formação do enfermeiro.

Método:

os dados foram obtidos por entrevistas com 10 docentes e 11 estudantes da graduação em Enfermagem de uma universidade pública no estado de Minas Gerais. Os dados foram analisados utilizando-se a análise crítica do discurso.

Resultados:

os resultados revelam indefinição em relação à advocacia em saúde no discurso dos participantes. Encontrou-se diversidade de sentidos atribuídos ao termo, quer seja na defesa do direito jurídico, como na defesa dos direitos do usuário fundamentada na participação social pela construção da cidadania. Os dados permitem inferir que o conceito de advocacia em saúde não é reconhecido como campo trabalhado na formação profissional.

Conclusão:

concluiu-se, neste contexto, que advocacia em saúde imprime uma concepção utópica na defesa da saúde, não vislumbrando aplicação efetiva na realidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2