Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterización de cuidadores primarios de ancianos adscritos al Policlínico Universitario Hermanos Martínez Tamayo de Baracoa, Guantánamo 2018 / Caracterização de cuidadores primários de idosos designados para a Policlínica da Universidade Hermanos Martínez Tamayo de Baracoa, Guantánamo 2018 / Characterization of primary caregivers of the elderly assigned to the Hermanos Martínez Tamayo University Polyclinic of Baracoa, Guantánamo 2018

Blet Mora, Yadaimis; Salgado Escalona, Mirian; Matos Laffita, Denny.
Rev. inf. cient ; 98(6): 703-712, 2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, CUMED | ID: biblio-1049090

Introdução:

atualmente, o envelhecimento da população cubana aumenta a demanda por atendimento integral a idosos e emerge a importância social do cuidador primário de idosos.

Objetivo:

caracterizar cuidadores primários de idosos no consultório médico da família no. 3 "La Punta" anexado à Policlínica da Universidade "Hermanos Martínez Tamayo", Baracoa, Guantânamo, durante 2018.

Método:

foi realizado um estudo descritivo, transversal, apoiado na metodologia quantitativa. O universo foi constituído por 80 cuidadores primários de idosos, dos quais 21 foram escolhidos por amostragem intencional. Estes foram caracterizados de acordo com as seguintes variáveis idade, sexo, escolaridade, estado civil, vínculo de parentesco. Auto-estima e estilo de vida também foram avaliados. As informações obtidas foram apresentadas em tabelas e resumidas por frequências absolutas e porcentagens.

Resultados:

a maior proporção de cuidadores tinha 60 anos ou mais (52,4 por cento), eram mulheres (90,5 por cento), com estado civil casado e união consensual (28,6 e 19 por cento, respectivamente), nível Crianças em idade pré-universitária (42,8 por cento) e filhas cuidadoras (38,0 por cento).

Conclusões:

a caracterização de cuidadores primários de idosos do consultório médico da família nº 3 "La Punta", anexada à Policlínica Universitária "Hermanos Martínez Tamayo" em 2018, revelou a presença de fatores que pressupõem sua vulnerabilidade ao cumprimento limitado de suas funções , entre os que se distinguem inadequações no estilo de vida e auto-estima(AU)
Biblioteca responsável: CU419.1