Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Paciente crítico: segurança em terapia transfusional mediante lista de verificações / Critical patient: safety in transfusion therapy by checklist

Gurgel, Amanda Paula; Melo, Verônica Silva de; Leitão, Janaina Silva; Studart, Rita Mônica Borges; Bonfim, Isabela Melo; Barbosa, Islene Victor.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 23(4): 525-534, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1049766

Objetivo:

Avaliar a segurança do paciente crítico em terapia transfusional por meio de uma lista de verificações. Material e

Métodos:

Estudo observacional transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na Unidade Pós-operatória de Alta Complexidade (UPAC) de um hospital público terciário, localizado em Fortaleza-Ceará. As variáveis do estudo foram idade, sexo, tipo de transplante, período de transfusão, hemocomponente transfundido, registro e horário dos sinais vitais, - Registro da quantidade de bolsas infundidas, Registro/evolução de hemovigilância, Reação transfusional, Etiqueta de identificação do hemocomponente, registro do recebimento do hemocomponente e do responsável pela transfusão. Os resultados foram organizados em tabelas no programa Word do Windows XP Profissional, interpretados e fundamentados com base na literatura pertinente à temática.

Resultados:

53,6% transfusões do sexo masculino, seguido de 46,3% do sexo feminino. Hemocomponentes transfundidos concentrado de hemácias (38,1%), plasma (33,6%), concentrado de plaquetas (15,4%), crioprecipitado (10%) e buffy coat (2,7%). Registro dos sinais vitais temperatura 62,7%, pressão arterial 68,2%, frequência cardíaca 56,4% e frequência respiratória em 57,3%. Em relação ao tempo do registro dos sinais vitais, 47,3% antes do início da transfusão, 20,9% tinham registro 15 minutos após o início e 30,9% ao término.106 transfusões apresentavam registro da quantidade de bolsas infundidas. Registro de hemovigilância 17,3%. 1 reação transfusional. Identificação do hemocomponente 87,3%. Registro do recebimento da bolsa 25,5%. Registro do responsável pelo procedimento 75,5%.

Conclusão:

Verifica-se a necessidade de reforçar a importância dos registros por parte dos enfermeiros na unidade em que foi realizado o estudo. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.23, n.4