Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

MedSafe: protótipo de um jogo virtual sobre preparo e administração de medicamentos / MedSafe: prototype of a virtual game on the preparation and administration of medications / Medsafe: prototipo de un juego virtual sobre preparación y administración de drogas

Girão, Ana Lívia Araújo; Sampaio, Renata Lopes; Aires, Samia Freitas; Oliveira, Isabelly Costa Lima de; Oliveira, Sherida Karanini Paz de; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1239, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1049873

OBJETIVO:

construir e validar um objeto virtual de aprendizagem configurado como um jogo digital de simulação, sobre o processo de administração de medicamentos.

MÉTODO:

estudo metodológico que apresenta o processo de construção e validação de um jogo educacional. Após a construção do protótipo, foram aplicados questionários para a validação de conteúdo da qualidade e de usabilidade. Participaram da pesquisa sete professores como juízes e cinco alunos do curso de Enfermagem como representantes do público-alvo. Os dados foram analisados a partir do índice de validade de conteúdo e do nível de concordância entre os itens das escalas criadas.

RESULTADOS:

após as etapas de criação do jogo intitulado MedSafe, professores foram convidados como juízes para a validação de conteúdo, obtendo-se índice de 0,78. A avaliação de qualidade foi realizada pelo público-alvo revelou média satisfatória. Na avaliação de usabilidade, na qual participaram professores e alunos, atingiu-se nível de concordância baixo, reforçando a necessidade de melhorias no sistema do jogo.

CONCLUSÕES:

o protótipo do jogo MedSafe demonstrou potencial para ser utilizado no ensino do processo de administração de medicamentos e, a partir dos resultados dessa etapa de prototipagem, as modificações serão realizadas e darão subsídios para o aperfeiçoamento do jogo que será aplicado em pesquisas futuras.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2