Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cenas cotidianas do cuidado: a rede cegonha em construção / Everyday scenes of care: the stork network under construction / Escenas cotidianas de cuidados: la red cegonha en construcción

Gonçalves, Roberta Lima; Penna, Cláudia Maria de Mattos.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1237, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1049965

OBJETIVO:

desvelar as cenas cotidianas vivenciadas nos serviços de saúde que compõem a Rede Cegonha.

MÉTODO:

estudo de caso de abordagem qualitativa, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano. A coleta de dados ocorreu entre julho e setembro de 2017, por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas e observação não participante com os atores sociais envolvidos na Rede Cegonha de um município paraibano. Foram realizadas a triangulação dos dados e a análise de conteúdo temática.

RESULTADOS:

identificaram-se duas categorias quem entra na Rede Cegonha? Cenas cotidianas o (des)cuidado em evidência. Comprovou-se a produção criativa e dinâmica da Rede Cegonha pelos atores sociais, que constroem os caminhos a serem trilhados na busca do cuidado, bem como identificaram-se as lacunas no sistema de apoio diagnóstico e terapêutico que podem comprometer o cuidado.

CONCLUSÃO:

a Rede Cegonha é reconstruída cotidianamente pela socialidade presente entre os atores sociais dos serviços de saúde que ofertam cuidados materno e infantil.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2