Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento participativo de tecnologia educacional em contexto HIV/AIDS / Participative development of educational technology in the HIV/AIDS context / Desarrollo participativo de tecnología educativa en el contexto VIH/SIDA

Teixeira, Elizabeth; Palmeira, Iací Proença; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataíde; Brasil, Gisele de Brito; Carvalho, Dione Seabra de; Machado, Thyago Douglas Pereira.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1236, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1049966

Introdução:

o HIV representa fenômeno mundial contínuo e instável, com diferentes formas de ocorrência, dependendo de determinantes comportamentais individuais e coletivos. A AIDS destaca-se entre as doenças infecciosas, pela amplitude e extensão dos danos causados, além da alta mortalidade. A pessoa que vive com a doença sofre grande impacto em sua vida, nos âmbitos biológico, pessoal e social, levando a alterações que requerem manejo e readaptação no cotidiano. Assim, no processo de trabalho de educação em saúde com essas pessoas tem-se a possibilidade de construção e disseminação de conhecimentos e práticas saudáveis de vida.

Objetivo:

construir com os profissionais de saúde uma tecnologia educacional para mediar o processo de educação em saúde no contexto HIV/ AIDS.

Método:

pesquisa qualitativa em cuja coleta de dados utilizou-se a técnica de grupo focal com uso de roteiro guia composto de perguntas relacionadas à apresentação e ao conteúdo da tecnologia. Participaram oito profissionais de saúde que atendem pessoas convivendo com HIV/AIDS em uma unidade de referência em Belém-Pará. Os dados foram submetidos à análise temática.

Resultados:

a tecnologia desenvolvida foi do tipo cartilha intitulada "Dicas para viver bem". Os temas que emergiram dizem respeito às formas de transmissão, exames para diagnóstico, acompanhamento, higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos e alimentação saudável.

Conclusão:

a tecnologia educacional foi construída, em sua forma e conteúdo, com os profissionais de saúde. Emergiu de suas práticas cotidianas e mostrou-se com potencial de utilização nos serviços de saúde para mediar o processo de trabalho em educação em saúde sobre HIV/AIDS.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2