Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldades experienciadas pelos agentes comunitários de saúde na realização da educação em saúde / Difficulties experienced by community health agents in the conduct of health education

Silva, Jessica Mayara Almeida; Batista, Bruno Dias; Carmo, Andressa Pereira do; Gadelha, Marilia Moreira Torres; Andrade, Mayara Evangelista de; Fernandes, Marcelo Costa.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(3): 82-87, jul. 2019.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1050008

Objetivo:

Analisar as dificuldades experienciadas pelos Agente Comunitário de Saúde no seu cotidiano na realização da educação em saúde na Atenção Básica.

Metodologia:

Pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, sustentada nos marcos conceituais da análise de discurso de Michel Pêcheux.

Resultados:

Identificou-se fatores que gerava dificuldades no cotidiano das práticas de educação em saúde e por consequência restrição nas ações realizadas pelos agentes. Discursões Os principais obstáculos foram resistência do público em participar das ações; falta de apoio da gestão e necessidade de utilização da barganha como método de incentivo para que a população participe das atividades de educação em saúde.

Conclusão:

Torna-se importante ressaltar a construção do cuidado em busca de superar os empecilhos da rotina de trabalho em relação à educação em saúde, visto ser a mesma uma possibilidade de empoderamento social. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2