Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de instrumento para avaliação do conhecimento sobre estomias intestinais de eliminação / Construction and validation of an instrument for evaluation of knowledge about intestinal elimination

Monteiro, Ana Karine da Costa; Campos, Moniki de Oliveira Barbosa; Andrade, Jesusmar Ximenes; Andrade, Elaine Maria Leite Rangel.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(3): 105-111, jul. 2019. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1050021

Objetivo:

descrever a construção e validação de instrumento para avaliação do conhecimento de alunos de Graduação em Enfermagem e enfermeiros sobre o cuidado de Enfermagem no perioperatório de cirurgias geradoras de estomias intestinais de eliminação.

Método:

pesquisa metodológica realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para construção dos itens a partir da literatura e diretrizes internacionais e validação de conteúdo e aparência por oito especialistas/juízes em Estomaterapia. Para as análises, consideraram-se Índice de Validade de Conteúdo ?a 80,0% e Coeficiente Kappade Fleis s?a 70%.

Resultado:

o Índice de Validade de Conteúdo global foi de 94,0% e o Coeficiente Kappa de Fleiss ficou abaixo de 0,43 para a maioria dos itens, sendo necessária segunda etapa, na qual o Coeficiente Kappa de Fleiss obteve resultado perfeito 1,00.

Conclusão:

Foi possível construir e validar o instrumento, entretanto, necessita de outros tipos de validação para que seja utilizado. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2