Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A importância da dinâmica de grupo no tratamento da dependência de substâncias psicoativas em uma comunidade terapêutica / The importance of group dynamics in the treatment of psychoactive substances in a therapeutic community

Mazeto, Bruna Ramos; Carrapato, Josiane Fernandes Lozigia.
Rev. Salusvita (Online) ; 37(2): 301-321, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050348

Introdução:

o uso de substâncias psicoativas é um grave problema social e de saúde pública em nossa realidade. A Dinâmica de Grupo trata-se de um instrumento de intervenção que auxilia no desenvolvimento do relacionamento grupal e interpessoal, na motivação, no aprendizado e no amadurecimento de um indivíduo.

Objetivo:

verificar a importância da dinâmica de grupo no tratamento da Dependência de Substâncias Psicoativas em uma Comunidade Terapêutica.

Método:

trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, que teve como instrumento para a coleta de dados a observação sistemática. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

as dinâmicas desenvolvidas promoveram reflexões importantes e auxiliaram no desenvolvimento da autoestima, valorização da família, desejo de reconquistar espaço no mercado de trabalho, necessidade de ajudar o próximo no seu tratamento, aumento do nível de comunicação interpessoal, além de ter proporcionado conhecimento sobre a necessidade de substituição dos prazeres existentes com o uso de drogas por outros prazeres.

Conclusão:

a dinâmica de grupo é um instrumento de intervenção psicossocial importante durante o tratamento em Comunidade Terapêutica.
Biblioteca responsável: BR36.1