Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Itinerário terapêutico de brasileiros na atenção primária na tríplice fronteira / Therapeutic itinerary of Brazilians in primary health care at triple border

Lima, Lisete Teixeira Palma; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira.
Semina cienc. biol. saude ; 40(1): 37-46, jan./jul. 2019. Ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050529
No Sistema Único de Saúde a atenção primária deve ser a porta de entrada aos serviços para todos os cidadãos brasileiros. Em região de fronteira, a delimitação de território para acessá-la não está submetida exatamente a definição geográfica, mas ao sentimento de pertencimento.

Objetivo:

conhecer o itinerário terapêutico de brasileiros, residentes no Paraguai ou na Argentina, em busca de cuidados a saúde, na atenção primária, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Metodologia:

pesquisa qualitativa, exploratória, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com treze usuários brasileiros não residentes no país, as quais foram realizadas em unidade básica de saúde, em 2016. Os dados foram transcritos, agrupados e analisados a partir de uma perspectiva temática.

Resultados:

os caminhos são percorridos com fragilidade na integralidade da atenção e na equidade das respostas do sistema de saúde em relação à pluralidade de carências desses usuários. Houve utilização similar dos subsistemas do itinerário terapêutico, entretanto o subsistema profissional foi o mais mencionado. Considerações percebeu-se necessidade de revisão dos serviços quanto ao cumprimento dos atributos da atenção primária no cuidado de saúde aos brasileiros residentes fora do país(AU)
Biblioteca responsável: BR512.1
Localização: BR512.1