Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de um histórico de Enfermagem para consulta pré-natal / Construction and validation of a Nursing history for prenatal consultation

Tavares, Daniel Soares; Souza, Martha; Zamberlan, Claudia; Matumoto, Silvia; Moreschi, Claudete; Correa, Aline Medianeira Gomes.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(7): 35-42, dez. 2019. tab, ilus
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1050587
Objetivo: construir e validar um modelo de Histórico de Enfermagem para consulta pré-natal. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada entre maio de 2018 e fevereiro de 2019. A análise e validação de conteúdo ocorreram por meio da Técnica de Delphi, utilizando uma escala Likert. Os itens do instrumento apresentaram índice de validade do conteúdo maior ou igual a 0,80. Participaram da validação, no primeiro Ciclo de Delphi, doze juízes com conhecimento nas áreas materno-infantil, obstétrica e saúde da mulher, e dez no segundo Ciclo. Resultados: o instrumento final conta com 57 itens validados que contemplam as necessidades humanas básicas das gestantes e local para registro do exame físico. Conclusão: o instrumento construído e validado qualifica, orienta e traz cientificidade ao registro do Histórico de Enfermagem. Ao ser utilizado poderá sustentar o registro das demais etapas do Processo de Enfermagem. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2