Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Espiritualidade no cuidado de enfermagem ao paciente oncológico em cuidados paliativos / Spirituality in the nursing care to oncological patient in palliative care

Crizel, Liceli Berwaldt; Noguez, Patrícia Tuerlinckx; Oliveira, Stefanie Griebeler; Bezerra, Berlanny Christina de Carvalho.
Rev. Salusvita (Online) ; 37(3): 577-597, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050673

Introdução:

o cuidado paliativo pode ser entendido como uma abordagem que auxilia na melhora da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados às doenças ameaçadoras da vida. Durante a assistência paliativa, as necessidades atendidas são diversas, porém a espiritualidade pode ser considerada a mais urgente devido à fragilidade que esses pacientes apresentam diante da proximidade da morte e o medo do desconhecido.

Objetivo:

conhecer a abordagem espiritual realizada nos cuidados pelos profissionais de enfermagem.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório com oito pacientes atendidos pela equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos de um hospital escola do Sul do Brasil. Os participantes foram entrevistados entre os meses de maio e junho de 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas para análise de dados.

Resultados:

a espiritualidade é apontada pelos pacientes como uma estratégia de enfrentamento da doença. Ainda, considerou-se pelos participantes que a enfermagem, por ser a profissão com maior tempo de permanência junto ao paciente, tem a possibilidade de ofertar o cuidado espiritual, no entanto sua abordagem está focada no modelo biomédico.

Conclusão:

a espiritualidade é uma forma de estratégia para o enfrentamento da doença e que pode ser ofertada e estimulada nos serviços de saúde. A enfermagem tem potencial para ofertar o cuidado espiritual, mas precisa incluir tal abordagem em sua prática cotidiana, principalmente quando esse cuidado é direcionado a pessoas em cuidados paliativos. Para isso, é preciso preparar os profissionais para um cuidado integral, uma vez que o ser humano é bio-psico-social e espiritual.
Biblioteca responsável: BR36.1