Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O domicílio como importante fator de transmissão da hanseníase / The home as an important leprosy transmission factor

Lozano, André Wilian; Pinto Neto, José Martins; Femina, Luana Laís; Donda, Priscila; Silva, Clinton Fábio Gomes da; Nardi, Susilene Toneli; Paschoal, Vania Del'Arco.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-10], 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1050779

Objetivo:

descrever o perfil dos domicílios e dos contatos intradomiciliares que apresentaram um ou mais casos da doença após a primeira notificação.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal, retrospectivo. Estudaram-se 52 pacientes que apresentaram a doença após a notificação do caso índice no SINAN. Coletaram-se os dados em prontuário e realizaram-se entrevistas por meio de formulário. Analisaram-se os dados no programa estatístico EPI INFO 7.1.1.0, realizando-se a análise estatística descritiva.

Resultados:

notificaram-se, nos anos de 2013 e 2014, 101 casos de hanseníase. Revela-se que a média de contatos foi de 3,6 por domicílio, sendo que 46 conviviam há mais de dez anos com o caso índice; em relação aos contatos desses domicílios, a escolaridade é baixa; 65,4% deles não receberam a vacina BCG; 61,5% não foram avaliados clinicamente e 21,2% dos contatos ainda sofreram algum tipo de discriminação/preconceito.

Conclusão:

acredita-se que o controle dos contatos é um dos pilares estratégicos para a quebra da cadeia de transmissão da doença no domicílio, associado ao diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de incapacidades físicas.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1