Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências para o cuidado de cateter venoso central de curta permanência: revisão integrativa / Evidence for care of short-term central venous catheters: integrative review

Pedrolo, Edivane; Lazzari, Luciana Sousa Marques de; Oliveira, Gabriella Lemes Rodrigues de; Mingorance, Priscila; Danski, Mitzy Tannia Reichembach.
Rev. enferm. UFPE on line ; 7(5,n.esp): 1577-1586, maio. 2013. ilustrado
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1051086

Objetivo:

buscar evidências científicas sobre estratégias de cuidado de enfermagem com o cateter venoso central de curta permanência em pacientes adultos.

Método:

revisão integrativa com o propósito de responder a questão de pesquisa << Quais as evidências para o cuidado ao cateter venoso central pela enfermagem no paciente adulto? >>. A busca abrangeu a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. O instrumento abrangeu tema da pesquisa, objetivo geral, metodologia empregada, nível de evidência dos resultados, amostra/sujeitos, intervenção, controle, resultados e conclusões. Para análise crítica, procedeu-se avaliação metodológica seguida de discussão dos artigos.

Resultados:

incluíram-se 22 artigos.

Conclusão:

diante do potencial iatrogênico da inserção e uso de um cateter venoso central, a equipe de saúde deve comprometer-se com a segurança do paciente.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1