Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse na Unidade de Terapia Intensiva: revisão integrativa / Stress in the Intensive Care Unit: integrative review

Rodrigues, Diego Pereira; Athanázio, Alcinéa Rodrigues; Cortez, Elaine Antunes; Teixeira, Enéas Rangel; Alves, Valdecyr Herdy.
Rev. enferm. UFPE on line ; 7(5,n.esp): 1595-1604, maio. 2013. ilustrado
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1051093

Objetivos:

identificar os principais agentes estressores que acometem os profissionais de enfermagem na unidade de terapia intensiva e discutir as medidas preventivas para atenuar o estresse.

Método:

revisão integrativa, cujas questões norteadoras foram << Quais os principais agentes estressores nos profissionais de enfermagem na unidade de tratamento intensivo >>, << Quais as medidas preventivas para os transtornos do estresse em terapia intensiva? >>. As bases pesquisadas foram LILACS, SCIELO, BDENF e CAPES. As publicações foram categorizadas com recorde dos últimos 10 anos em idioma português e espanhol.

Resultados:

foram selecionados nove artigos perante os critérios de inclusão. Observaram-se poucos estudos relacionados aos agentes estressores e as medidas preventivas do estresse, desvinculando um cuidado essencial para a promoção da saúde do trabalhador.

Conclusão:

é necessário um comprometimento da qualidade do profissional de enfermagem, pois este trabalhador é repleto de fatores e riscos no cotidiano da saúde do trabalhador.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1