Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado às mulheres que vivenciam a amamentação e a terapia medicamentosa no período puerperal / Care to women who experience breast-feeding and drug therapy in the postpartum period

Teixeira, Marizete Argolo; Almeida, Bruna Rivelli de Carvalho; Costa, Elayny Lopes; Matos, Robson dos Anjos.
Rev. Salusvita (Online) ; 38(2): 307-328, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1051123

Introdução:

a exposição do lactente a drogas (sem segurança estabelecida para uso durante a lactação) e a falta de conhecimento das nutrizes gera a necessidade de novas informações sobre esta temática, sendo o farmacêutico e os demais profissionais da saúde responsáveis por garantir proteção ao aleitamento materno e à saúde da criança.

Objetivo:

a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver o cuidado às puérperas que vivenciam a amamentação e a terapia medicamentosa, e identificar os significados da amamentação e do uso de medicamentos no período puerperal.

Método:

pesquisa quantiqualitativa, intervencionista, utilizando como abordagem de investigação a pesquisa convergente assistencial. Foi desenvolvida junto às puérperas em Jequié/BA, numa unidade de alojamento conjunto. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas e um teste de associação livre de palavras. Foi desenvolvido um Modelo de Cuidar com as seguintes etapas Conhecer o Cotidiano e as Interações; Definir a Situação do Cotidiano e do Cuidado; Planejar, cuidar e Analisar o Cuidado. Resultados e Discussão os resultados demonstraram que os significados da amamentação para as puérperas estão centrados tanto nos benefícios para a saúde da criança, quanto na importância do vínculo mãe-filho. Os conhecimentos sobre a amamentação e o uso de medicamentos são insuficientes por parte das lactantes, que não estão adequadamente informadas sobre o uso de medicamentos no período de aleitamento e sobre os possíveis riscos do uso de drogas nesta fase.

Conclusão:

os profissionais de saúde, em especial os farmacêuticos, precisam desenvolver cuidados que subsidiem as famílias a utilizar os medicamentos de forma consciente durante a amamentação.
Biblioteca responsável: BR36.1