Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos cônjuges de pessoas com estomia intestinal sobre a sexualidade do casal / Perception of spouses of people with intestinal ostomy on the sexuality of the couple / Percepción de los cónjuges de personas con ostomía intestinal sobre la sexualidad de la pareja

Santos, Fernanda Silva; Vicente, Natália Gomes; Bracarense, Carolina Feliciana; Dal-Poggeto, Márcia Tasso; Goulart, Bethania Ferreira; Rodrigues, Leiner Resende.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1217, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1051134

OBJETIVO:

identificar a percepção de cônjuges de pessoas com estomia intestinal sobre a sexualidade do casal.

MÉTODO:

trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, fundamentada na história de vida focal, utilizando a entrevista em profundidade. Foram entrevistados 13 cônjuges de pessoas estomizadas, no período de agosto a novembro de 2014. As entrevistas foram submetidas à técnica de análise de conteúdo na modalidade temática.

RESULTADOS:

do processo de análise emergiram quatro categorias temáticas a) conceituando sexualidade com base na opinião dos participantes sobre sexualidade; b) intimidade sexual, com a exposição de diversas nuanças no exercício da sexualidade, em específico durante o sexo; c) sentimentos gerados pela estomia nos cônjuges, que abordou as sensações vivenciadas após a cirurgia de confecção do estoma; d) e estratégias utilizadas para favorecer o exercício da sexualidade, cujas táticas utilizadas pelo casal nessa área foram elencadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS identificou-se que, na perspectiva dos cônjuges de pessoas com estoma intestinal, a sexualidade está intimamente atrelada ao sexo, sendo que as alterações no exercício da sexualidade do casal variaram desde a inalteração até mudanças radicais, incluindo referências de abdicação dessa dimensão do viver humano, priorizando atividades diversas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2