Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção do enfermeiro sobre assistência às crianças com necessidades especiais de saúde na atenção primária / Nurse's perception on assistance to children with special health needs in primary care / Percepción del enfermero sobre la asistencia sanitaria de niños con necesidades especiales de salud en atención primaria

Favaro, Leda Cristina; Marcon, Sonia Silva; Nass, Evelin Matilde Arcain; Reis, Pamela dos; Ichisato, Sueli Mutsumi Tsukuda; Bega, Aline Gabriela; Paiano, Marcelle; Lino, Iven Giovanna Trindade.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1277, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1051270

Objetivo:

apreender como os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família se percebem em relação ao conhecimento e preparo para assistir as crianças com necessidades especiais de saúde e suas famílias e como avaliam o acesso delas aos serviços de saúde.

Métodos:

estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, realizado na atenção primária à saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com 14 enfermeiros das equipes da Estratégia Saúde da Família. As entrevistas foram transcritas na íntegra e depois submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

da análise emergiram duas categorias (despreparo para assistência e suas implicações e acesso aos serviços de saúde da rede de atenção às crianças com necessidades especiais de saúde), as quais mostram que os enfermeiros, em sua maioria, não se sentem capacitados para oferecer assistência de qualidade; avaliam o acesso dessas crianças e suas famílias aos serviços de saúde como dificultado, devido à multiplicidade de condições apresentadas por elas.

Conclusão:

a inexistência de protocolo específico e a deficiência no estabelecimento de uma rede que priorize a continuidade, integralidade e qualidade da assistência restringem e dificultam o acesso a exames específicos, consultas com especialistas, além de acompanhamento adequado na atenção primária.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2