Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Executive coaching para desenvolvimento de competências de enfermeiras líderes / Executive coaching to the development of competences of nurse leaders / Coaching ejecutivo para el desarrollo de habilidades de enfermeras líderes

Menegaz, Jouhanna do Carmo; Fontes, Victoria Malcher Silva.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1281, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1051331

Objetivo:

analisar o desenvolvimento de competências individuais de enfermeiras líderes em sessões de peer coaching.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e analítico, realizado em hospital universitário do Norte do Brasil. Participaram oito enfermeiras gerentes de unidades assistenciais e técnicas. Os dados foram coletados no decorrer e após as sessões de peer coaching, por meio de observação não participante, documentos e entrevista. Posteriormente, foram reunidos e analisados pela técnica de análise de conteúdo.

Resultado:

realizaram-se 25 sessões. A partir do estado atual, elegeram-se um estado desejado e a competência ou habilidade relacionada. Foram eleitas resolução de conflitos, supervisão, organização, processo administrativo, delegação, liderança, trabalho em equipe, tomada de decisão, comunicação e educação permanente. As competências foram avaliadas com desenvolvimento ausente, parcial ou integral.

Conclusão:

os resultados sugerem que, independentemente de os dados objetivos e subjetivos poderem classificar o desenvolvimento de competências, o despertar da consciência, a conduta de responsabilização e o processo de reflexão da experiência são avanços individuais e, consequentemente, organizacionais. Ressalta-se que o desenvolvimento de competências e a implementação de mudanças são possíveis com coaching. O processo modificou a percepção das enfermeiras, motivou e foi positivo, mesmo em cenário adverso.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2