Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados de enfermagem ao paciente psiquiátrico e ao paciente de outras especialidades: percepção da enfermagem / Nursing care for psychiatric patients and other specialties patients: nursing perception / Cuidados de enfermería del paciente psiquiátrico y del paciente de otras especialidades: percepción de enfermería

Oliveira, Renata Marques de; Siqueira Junior, Antonio Carlos; Furegato, Antonia Regina Ferreira.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1198, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1051375

OBJETIVO:

estudo exploratório visando identificar a percepção de enfermeiros e auxiliares de Enfermagem que atuam em Unidade Psiquiátrica de Hospital Geral (UPHG), a respeito do cuidado de Enfermagem nesse serviço, em comparação aos cuidados de Enfermagem aos pacientes internados em outras enfermarias clínicas. MÉDOTO participaram seis enfermeiros e 10 auxiliares de enfermagem de uma UPHG do interior paulista. As entrevistas focalizaram possíveis diferenças no cuidado ao paciente psiquiátrico e não psiquiátrico, bem como o preparo emocional do profissional de enfermagem para o cuidado. Análise temática do conteúdo das respostas.

RESULTADOS:

os sujeitos (68% mulheres) concordaram que existem diferenças no cuidado de enfermagem aos pacientes da UPHG e aos pacientes de outras especialidades. Afirmaram que o cuidado de enfermagem nas enfermarias clínicas não avalia o estado mental, é mais técnico e mecânico, favorecendo o distanciamento. Nas UPHGs, o contato é mais próximo, porém estressante, com negligência ao exame físico.

CONCLUSÃO:

os profissionais sentiam-se sobrecarregados emocionalmente no cuidado aos pacientes psiquiátricos.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2