Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trabalho de parto e o parto: compreensão de mulheres e desvelamento da solicitude como possibilidade assistencial / Labor and childbirth: women's understanding and unvealing of the solicitude as an assistential possibility / El trabajo de parto y el parto: comprensión de mujeres y revelación de la solicitud como posibilidad asistencial

Salimena, Anna Maria Oliveira; Paula, Michelle Barbosa Moratório; Souza, Ívis Emília Oliveira; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Amorim, Thaís Vasconselos; Melo, Maria Carmen Simões Cardoso.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1201, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1051453

INTRODUÇÃO:

a implementação das boas práticas no trabalho de parto e parto é uma ação potente para proporcionar mais conforto e oferecer autonomia à mulher durante esse evento. Os profissionais de saúde desempenham papel primordial, pois é preciso que desde o pré-natal a gestante seja orientada quanto ao parto, sendo-lhe garantido mais acesso às informações sobre esse evento.

MÉTODO:

esta é uma investigação de natureza qualitativa com abordagem fenomenológica com base no referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger, objetivando compreender os significados e desvelar os sentidos do vivido do trabalho de parto e parto. Teve como cenário um centro de parto normal intra-hospitalar no interior do estado de Minas Gerais, Brasil, e foram participantes 15 mulheres que vivenciaram o trabalho de parto vaginal em entrevista aberta realizada nos meses de julho e agosto de 2014.

RESULTADOS:

da análise compreensiva emergiu a unidade de significado no processo de parturição que o soro aumenta a dor, o chuveiro ajuda e ao ser escutada se fortalece. A hermenêutica hedeggeriana desvelou os sentidos de estar-com, ser-de-possibilidades, a solicitude substitutivo-dominadora e a solicitude antecipativo-liberatória.

CONCLUSÃO:

a mulher trouxe à luz que a valorização da equipe de Enfermagem e médica não está restrita à execução de tarefas, pois se sente mais bem cuidada quando os profissionais oferecem uma assistência que vê o outro como um ser que tem possibilidades de escolha.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2