Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Organização da atenção pré-natal na rede regional / Organization of the attention prenatal care in the regional network

Lofego, Léa.
Araçatuba; s.n; 2019. 76 p. tab.
Tese em Português | BBO | ID: biblio-1051536

Introdução:

A rede de atenção à saúde maternoinfantil foi instituída em 2011 com a finalidade de promover melhorias na eficiência da gestão dos serviços, porém ainda se apresenta como um grande desafio para os gestores.

Objetivo:

Analisar a rede regional de atenção à saúde da gestante no SUS.

Método:

Trata-se de pesquisa de caráter transversal, quanti-qualitativa, tipo inquérito. Foram realizadas entrevistas com gestores de 28 municípios, do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) e do Departamento Regional de Saúde (DRS) II do estado de SP, totalizando 86 entrevistados. As variáveis pesquisadas foram realização de atividade educativa no pré-natal, existência de protocolo de atendimento e encaminhamento, organização da atenção à saúde bucal e geral à gestante, pactuação das referências e funcionalidade do sistema de referência e contrarreferência. Realizou-se análise de conteúdo para as questões discursivas e triangulação entre as respostas obtidas nos municípios, AME e DRS.

Resultado:

Observou-se que 78,57% dos municípios realizam atividade educativa com gestantes; 42,86% não possuíam protocolo de atendimento implantado e em 57,14% não havia critérios de encaminhamento estabelecidos. Do total de gestores municipais, 53,57% afirmaram realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B e C; 46,43% teste rápido de gravidez e 39,28% relataram avaliar a situação vacinal. Quanto à atenção odontológica primária, não havia protocolo instituído em 71,43% dos municípios e 32,14% não incluíam a gestante no grupo prioritário de atendimento. Há pouca compreensão quanto aos documentos de pactuação, deficiências no sistema de referência e contrarreferências e insuficiência de referências odontológicas.

Conclusão:

Conclui-se que a rede de atenção à saúde maternoinfantil tem garantido atividades educativas, porém encontra-se pouco articulada entre seus componentes, apresentando deficiências relacionadas ao processo de trabalho e à gestão dos serviços, decorrentes, em sua maioria, da inexistência de protocolos assistenciais e organizacionais(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1