Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfação dos portadores de HIV/AIDS com o serviço de assistência especializada / HIV/AIDS patients satisfaction with the specialized care service / Satisfacción de las personas con VIH/SIDA con los servicios de atención especializada

Guilherme, Janaína Alves; Yamaguchi, Mirian Ueda; Massuda, Ely Mitie.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1213, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1051601
A avaliação da satisfação dos usuários com o serviço de saúde prestado é importante para melhorar o atendimento e desempenho das equipes de saúde, além de corroborar no direcionamento das políticas públicas.

OBJETIVO:

avaliar a satisfação dos portadores de HIV/AIDS com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Maringá-PR, que abrange 30 municípios do noroeste do Paraná.

MÉTODOS:

estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa. Por meio de entrevista obtiveram-se os dados sociodemográficos de 301 portadores de HIV/ AIDS e aplicou-se o instrumento EUROPEP para avaliação da satisfação com o SAE.

RESULTADOS:

57,81% eram homens, 63,46% tinham 45 anos ou menos, 75,08% eram heterossexuais e 40,53% casados. As questões relacionadas aos profissionais de saúde comunicação, cuidados médicos prestados, informações técnicas e apoio emocional obtiveram elevado grau de satisfação, com escores bom e muito bom. Por outro lado, os usuários indicaram como pontos negativos questões relacionadas à organização dos serviços informações prestadas por telefone, contato por telefone e tempo de espera para atendimento das consultas.

Conclusão:

de modo geral, os portadores de HIV/ AIDS encontram-se satisfeitos com os serviços dos profissionais do SAE. Espera-se que os indicadores negativos de satisfação apontados pelos usuários auxiliem na elaboração de estratégias organizacionais inovadoras para melhoria dos serviços de assistência especializada.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2