Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil sociodemográfico e clínico dos idosos atendidos em uma instituição filantrópica no interior de Minas Gerais / Socio-demographic and clinical profile of older patients assisted in a philanthropic institution in the interior Minas Gerais / Perfil sociodemográfico y clínico de ancianos atendidos en una institución filantrópica del interior del estado de Minas Gerais

Corgozinho, Juliana Nunes Costa; Ferreira, Paulo Henrique da Cruz; Lucas, Thabata Coaglio.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1212, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1051607

OBJETIVO:

determinar o perfil sociodemográfico e clínico dos idosos internados em uma instituição filantrópica no interior de Minas Gerais.

MÉTODOS:

estudo documental, retrospectivo, descritivo, em que foram analisados os prontuários dos idosos internados no período de janeiro a outubro de 2017. O cálculo amostral foi realizado pelo teorema central dos limites, resultando em 400. Na análise de mediana utilizou-se a estatística não paramétrica de Mann-Whitney. Para a análise das variáveis categóricas usou-se o teste qui-quadrado de Pearson. Foi adotado de forma fixa o nível de significância 5%. Quanto aos dados sociodemográficos, 35% dos idosos eram maiores de 80 anos, 52,7% do sexo masculino, 36% casados, 74,8% com comorbidades e 70,9% faziam uso de medicamentos.

RESULTADOS:

a associação entre comorbidades e uso de medicamentos foi significativa (p=0,0002). Quanto aos dados clínicos, os principais diagnósticos de internação relacionavam-se ao sistema cardiovascular (26,8%), sendo a associação entre o diagnóstico de internação e a evolução clínica significativa (p<0,001). A taxa de reinternação foi de 42,5%. O tempo de permanência prevaleceu entre um e 10 dias (79%) e a evolução clínica para a alta (74,8%) prevaleceu quando se comparou ao óbito (19,8%). A associação entre tempo de permanência e a evolução clínica foi significativa (p=0,005).

CONCLUSÃO:

este estudo pode gerar implicações positivas para a melhora da qualidade do atendimento dos idosos, uma vez que o perfil sociodemográfico e clínico desses pacientes possibilita a geração de indicadores de saúde, essenciais para a redução do tempo de internação, taxas de morbimortalidade e reinternações.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2