Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os erros de medicação e os fatores de risco associados a sua prescrição / Medication errors and their risk factors inherent to the medicinal prescription

Souza, Ana Fabíola Rebouças de; Queiroz, Johny Carlos de; Vieira, Alcivan Nunes; Solon, Lilian Grace da Silva; Bezerra, Érica Louise de Souza Fernandes.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(4): 12-16, 2019.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1051708

Objetivo:

identificar e analisar os fatores de risco relacionados aos erros de medicação presentes nas prescrições de medicamentos.

Método:

estudo transversal de abordagem quantitativa realizado com prescrições de medicamentos em Clínica Médica. Os dados foram coletados em formulário estruturado por tópicos informações relacionadas à prescrição e informações relacionadas ao paciente.

Resultados:

as prescrições foram classificadas em manuscrita, legível (49,40%), cujos dados estavam "totalmente legíveis" (86,35%), "Legíveis em parte" (41,13%) ou "Não legíveis" (4,06%). 54,61% das prescrições continham o nome do medicamento totalmente legível enquanto que as classificações "Legível em parte" e "Não legível" apresentaram os respectivos percentuais de 41,33% e 4,06%. Em 99,26% dos registros houve o uso de siglas e/ou abreviaturas.

Conclusão:

os fatores de risco relacionados ao erro de medicação referem-se também com a qualidade técnica da prescrição. Dados ilegíveis e incompletos comprometem a administração do medicamento e, consequentemente, a observância dos princípios de segurança do paciente. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2