Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Design and validation of educational material aimed at adults with Heart Failure / Diseño y validación de material educativo dirigido a adultos con Falla Cardíaca / Desenho e validação do material educativo dirigido a adultos com insuficiência cardíaca

Herrera Guerra, Eugenia del Pilar; Céspedes Cuevas, Viviana Marycel.
Rev. cienc. cuidad ; 17(1): 31-42, 2020.
Artigo em Inglês | COLNAL, LILACS, BDENF | ID: biblio-1051723

Objetivo:

Desenhar e validar material educativo dirigido a adultos com insuficiência cardíaca para uma intervenção de enfermagem centrada na toma de decisões para o manejo dos sintomas.

Materiais e métodos:

Estudo metodológico realizado seguindo a Guia para o Desenho, Utilização e avaliação de Material Educativo em Saúde e o instrumento Pautas Específicas para a Avaliação de Material Educativo Impresso, ambos desenvolvidos pela Organização Pan-Americana da Saúde. No desenho participaram um grupo que contava com 2 adultos com insuficiência cardíaca, 2 cuidadores, 2 enfermeiras e 1 cardiologista. O material educativo prelimitar submeteu-se a provas por expertos (n=7) e por adultos com insuficiência cardíaca (n=10).

Resultados:

O material desenhado fundamentou-se na teoria de situação específica "Autocuidado em Insuficiência Cardíaca" e o seu indicador empírico foi a escala Self-care Heart Failure Index. Os expertos e os adultos com insuficiência cardíaca que participaram no estudo concordaram na determinação que o material educativo cumpre com critérios de efetividade potencial de todo material educativo. As pontuações obtidas nas pautas específicas indicaram que deve empregar-se como foi desenhado e alguns dos avaliadores sugeriram algumas modificações na versão preliminar. A produção da versão definitiva realizou-se atendendo as recomendações dos avaliadores.

Conclusão:

Foram descritos em detalhe as etapas para o desenho e validação do material educativo sustentado na teoria de enfermagem e se põe a disposição para ser utilizado na prática e em pesquisa.
Biblioteca responsável: CO648.1