Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conocimientos y prácticas de profesionales de la salud en uso de medicamentos / Knowledge and practices of health professionals in the use of medicines / Conhecimentos e práticas de profissionais da saúde no uso de medicamentos

Rojas Marín, María Zoraida.
Rev. cienc. cuidad ; 17(1): 57-70, 2020.
Artigo em Espanhol | COLNAL, LILACS, BDENF | ID: biblio-1051725
Identificar conhecimentos e práticas do pessoal de saúde respeito ao uso de medicamentos em vías e condições diferentes às estabelecidas na bula.

Método:

Estudo quantitativo, descritivo de corte transversal realizado em duas fases a primeira, realizou-se uma revisão da literatura onde incluíram- se inicialmente 82 artigos, dos quais 8 elegeram-se para a revisão; a segunda fase, estudou 31 participantes trabalhadores do setor saúde selecionados de maneira não probabilística sequencial aplicando-se um questionário para estabelecer os conhecimentos e práticas desenvolvidas, avaliado previamente por 3 professores expertos na temática; também foi realizada uma prova piloto.

Resultados:

A revisão da literatura esteve relacionada com a construção do instrumento. Na segunda fase o 87% dos participantes não conhecia o conceito off label pela ausência de suporte científico. Os medicamentos antibacterianos, antifúngicos, analgésicos e eletrólitos foram os de maior utilização. A principal modificação foi a mudança na via de administração, seguido da indicação e o 71% das práticas não foram registradas no prontuário.

Conclusões:

Existe limitada evidencia que suporte o uso de medicamentos nas vias e condições não estabelecidas na bula; não existe definição clara e comum, presentando-se o desconhecimento nos profissionais da saúde.
Biblioteca responsável: CO648.1