Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fundamentación de la visita domiciliaria desde un enfoque de enfermería familiar y cultural / Foundation of home visits from a family and culture nursing perspective / Fundamentação da visita domiciliar desde o enfoque de enfermagem familiar e cultural

Giraldo Osorio, Alexandra; Betancurth Loaiza, Diana Paola; Orozco Castillo, Liliana; Mejía Alarcón, Adriana Milena.
Rev. cienc. cuidad ; 17(1): 99-111, 2020.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF | ID: biblio-1051981

Introdução:

A visita domiciliar permite a abordagem da saúde desde o enfoque biológico, psicológico e de determinantes sociais. O objetivo do estudo consistiu em analisar a evidência científica sobre teorias, modelos e enfoques para a enfermagem familiar e cultural que permitam a fundamentação da visita domiciliar.

Metodologia:

Realizou-se uma pesquisa documental entre 2007 e 2017, em inglês, espanhol e português, empregando buscadores da área da saúde, ciências sociais e humanas. Os descritores empregador foram teoria de enfermagem, visita domiciliar, cuidado de enfermagem, cultura e família. Acharam-se 671 artigos científicos. Para a análise utilizou-se o software Atlas ti.

Resultados:

O conceito visita domiciliar configura-se desde uma visão plural, destaca-se a inclusão de uma dimensão política e planteasse a necessidade de transcender do predominante modelo médico hegemônico e propor uma visita desde a abordagem compreensiva e cultural.

Conclusões:

identificaram-se teorias/modelos de enfermagem e de psicologia utilizados na abordagem da visita domiciliar desde o enfoque familiar e cultural. Prima o modelo biomédico, pelo que se propõe enfoques alternativos para a práxis, sendo relevante aprofundar sobre a teoria da diversidade e a universalidade cuidados culturais, proposta por Madeleine Leininger
Biblioteca responsável: CO648.1