Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção do homem sobre qualidade de vida relacionada à saúde antes da cirurgia oncológica / Man's perception of health-related quality of life before cancer surgery / La percepción del hombre de la calidad de vida relacionada con la salud antes de la cirugía del cáncer

Freitas, Ana Angélica de Souza; Coelho, Maria José; Silva, Júlio Cesar Santos da; Ramos, Raquel de Souza; Silva, Thiago Augusto Soares Monteiro da.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(258): 3286-3290, nov.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1052034

Objetivo:

identificar e analisar a percepção do homem sobre qualidade de vida relacionada à saúde antes da cirurgia oncológica.

Método:

estudo descritivo, exploratório, qualitativo, realizado com 30 homens adultos em tratamento cirúrgico, em uma instituição pública federal no município do Rio de Janeiro, Brasil. Aprovação CEP-INCA-CAAE n°52647116430015274. A técnica de coleta de dados se deu no período de maio a julho de 2016, por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em MP3 e apoiadas em um roteiro com questões pertinentes, relacionadas à qualidade de vida e à saúde do homem antes da cirurgia. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin para investigação dos dados e organização por categorias temáticas.

Resultados:

emergiu uma categoria temática central denominada "percepção sobre qualidade de vida relacionada à saúde antes da cirurgia", que se caracterizou por dois eixos atitudes consideradas positivas; e atitudes que levaram o homem ao adoecimento por câncer.

Conclusão:

a avaliação de qualidade de vida antes da cirurgia torna-se necessária e deve ser incluída no plano de cuidado de enfermagem da saúde do homem.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2