Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública

Bauer, Tatiane Xavier; Volpato, Rosa Jacinto; Nascimento, Vagner Ferreira; Rocha, Marcelino; Oliveira, Pâmela Roberta; Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira; Luis, Margarita Antonia Villar; Lemes, Alisséia Guimarães.
J. Health NPEPS ; 3(1): 166-184, Janeiro-Junho. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-1052128

Objetivo:

investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor.

Método:

trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática.

Resultados:

o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes que consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes.

Conclusão:

o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes.
Biblioteca responsável: BR1972.9